🙉 O jogo da atenção

PFMs e BFMs voltando as tendências

Se eu tivesse conferido, saberia que na última semana a previsão do tempo era de treta, com tempo fechado. Com máxima de calor do inferno e mínima de frio de congelar contas.

Mas tudo faz parte 🤣 

Na edição de hoje:

  • O jogo da audiência - PFMs & BFMs em alta;

  • Banco do Brasil e seu amor pelo Whatsapp;

  • PFM vendido na Europa;

Não deixe de assinar a newsletter:

🎯ESSA EDIÇÃO É TRAZIDA POR...

Finansystech — Finalmente, o Open para todos

Você conhece a Finansystech? 🤔 

Uma empresa que traz uma plataforma de Open Finance para instituições de todos os tamanhos e novas soluções para que empresas de todos os segmentos possam ter acesso a jornadas de pagamento e dados do Open.

🎯História da semana

Se você tiver que ler apenas uma notícia, essa é para você.

🙉 O jogo da atenção

Estamos jogando continuamente esse jogo e ele só fica mais difícil. Nosso trabalho no Open Finance é justamente facilitar a vida das pessoas para que elas possam explorar uma oportunidade que lhes chamou atenção, e, portanto, querem pagar para ver.

Quando uma empresa mantém um batalhão de pessoas em estruturas dedicadas a estudarem o comportamento do usuário para desenvolver jornadas melhores e que aumentem a retenção em um app, o que eles querem no final do dia é a atenção (além do dinheiro 😅).

Em um mundo onde a disputa da atenção se dá de fato pela qualidade do produto e das ofertas, e não pelas barreiras e o esforço necessário para trocar de solução, a única solução é realmente se mexer.

Pesquisar no Google nunca foi tão ruim. Parece que tudo está saturado de mídia paga ou de conteúdo feito por SEO completamente descartável. É por isso que cada vez mais usuários tem se conectado com conteúdos e soluções mais autênticas. Parece meio óbvio, mas ficar escrevendo pelo ChatGTP não vai te ajudar 🙃 

📊 Habitualidade - PFMs e BFMs

💰️ No contexto financeiro: é preciso criar habitualidade no usuário, ter de fato uma razão clara para ser útil com frequência. É a diferença entre o Whatsapp e o Threads. Caso contrário, é melhor assumir a vocação de empresa de infraestrutura e aproveitar o melhor dessa estratégia (o que não dá é para não ser nada).

PFMs e BFMs são commodities? Sim. Assim como ‘aplicativos’. Mas tenho certeza que as pessoas preferem um aplicativo roxo em detrimento de… bom, deixa para lá 🌈 

Não serão todos agregadores que irão vencer, mas como mencionei na última semana no caso do PicPay, é possível aumentar TPV/LTV e engajamento justamente por fazer parte da vida do cliente.

A corrida de agregadores começou devagar. Antes do Open Finance quase nenhum grande banco dava muita atenção, era inimaginável você ver o logo de uma IF no extrato da outra, muito trabalho e pouco ROI. Acelerou por um período, depois que o Open de fato começou, com decisões de make or buy com diversos parceiros.

Depois desse período:

  • Guiabolso, hoje vive dentro do PicPay.

  • Olivia, foi comprada pelo Nubank e em breve deve dar as caras para o público.

  • CrediGo se tornou a Klavi.

  • A InvestPlay permanece firme e forte no mercado.

  • E temos também presença de players estrangeiros como a Personetics.

Depois de um tempo parece que ninguém mais falava de PFM, virou clichê. Tiveram times que continuaram desenvolvendo soluções, outros simplesmente não investiram mais nessa frente.

🧑‍🏭 No mundo PJ

O princípio é o mesmo. Ganhar atenção das empresas, se tornar parte do dia a dia para expandir gradativamente a oferta de serviços financeiros ou não, de maior valor agregado.

A grande mudança são nos meios para se fazer isso. Em primeiro lugar, através de soluções via screen scraping, empresas já conseguem facilitar a gestão de seus negócios com dados antes de discutirmos sobre Open Finance no Brasil. Atualmente, o Open Finance regulado, via APIs, tem melhorado, está sendo priorizado, mas ainda apresenta desafios de autenticação e poderes para facilitar o consentimento dos dados.

O dia a dia de empresas também envolve muitos pagamentos. Soluções de iniciação de pagamentos, pagamentos recorrentes e em lote ainda são um sonho e sem dúvida tornarão as soluções de BFM extremamente atraentes para as empresas, será um grande marco neste mercado.

No mercado europeu era mais fácil encontrar PFMs posicionados também como BFMs (muitos deles sumiram) mas no Brasil quem segue resiliente é a Celero como BFM white-label.

As possibilidades para pessoa jurídica são incríveis.

Ao se falar de Open, existem milhares de contextos onde você pode ajudar a criar a habitualidade com sua empresa. É por isso até que é difícil existir uma grande solução de gestão PJ que resolva o problema de todos, porque cada um possui uma necessidade de um determinado segmento, de uma determinada geografia, combinada com tamanho de empresa, etc. O melhor caminho para trabalhar com PJ é ser Open e ser uma plataforma, assim todos podem combinar o que for melhor para si.

🔥 Com o amadurecimento, mercado volta a se movimentar. Aqui e lá fora.

Observei inicialmente encerramento de operações, foi como se todo aquele hype tivesse passado e quem tivesse conquistado seu valuation conquistou, quem não conquistou já era 🥹 

Depois de uma temporada de completo silêncio sobre o assunto, timidamente a conversa está voltando, mas de forma muito mais tímida. São novas soluções como Parthean, MyView Pay Now, Monarch (nome meio ruim aqui pro Brasil 😆 ), Dobin e também expansões maiores como essa parceria da Money Hub e Standard Life para 1.5 milhões de funcionários.

Dinheiro na mão 🤑 

Nessa semana foi anunciado a aquisição completa da Snoop pelo Vanquis Banking Group, matéria da FF News aqui. O foco da empresa é ajudar não apenas pessoas, mas também pequenos negócios. O Vanquis Banking possui hoje 1,7 milhões de clientes e a aquisição não teve valor publicado.

#TBT: O PFM Snoop agora cria orçamentos personalizados para cada um dos seus clientes. Também alerta em diferentes níveis de gasto de cada categoria e traz insights personalizados. Eles já ganharam premiações em UK no último ano e vale a pena conferir. BusinessCloud

Fevereiro/23 - Edição da Let’s Open

🏃 Brasil se movimentando

Se você não reparou nas últimas semanas no Brasil, olha só o mundo PJ:

  • Sicredi simplifica gestão financeira e pagamentos de PMEs com solução da Celero. Sicredi

  • Omie faz novas integrações com bancos e quer ser iniciador de pagamento. Finsiders

  • Prestes a fazer um ano, Kolek mira em novos nichos e testa solução de contas a pagar. Finsiders

  • BTG Pactual e Senior Sistemas se unem para oferecer serviços financeiros integrados ao ERP. Finsiders

  • [PFM, whatsapp] BB é primeiro banco a oferecer gerenciador financeiro pelo WhatsApp. AgenciaBrasil

Mas é claro que não parou por aí, essa semana tivemos um combo do Banco do Brasil.

💻️ Banco do Brasil para PMEs

Nessa semana o BB lançou uma plataforma voltada para PMEs para gestão de fluxo de caixa (Open Finance) e conciliação de recebíveis de todas as maquininhas em um único lugar (4734). A solução em si é ótima para as empresas, mas ela representa mais do que isso.

Com esse movimento, o BB reforça seu posicionamento de plataforma e de ser Open. Ou seja, ele está disposto a conectar soluções de terceiros em sua plataforma para atender melhor seu cliente. Ele talvez não será o melhor a fazer uma determinada solução, mas se ele identificar que os clientes precisam, eles podem incorporar ao ecossistema e facilitar o processo. Já imaginou se vira um marketplace tipo esse do Starling Bank?

Se quiser conferir as telas, acesse esse link.

📱 PFM do BB no Whatsapp

Se o Whatsapp acabar vão ter que realocar um batalhão de pessoas lá do Banco do Brasil 🤣 Brincadeiras à parte, eles masterizaram a arte de colocar em produção features que envolvem o aplicativo de mensagens mais usado do Brasil.

  • Começaram com consentimento: quem vai fazer isso?

  • Fizeram pagamento: será mesmo que o cliente quer?

  • Colocaram o PFM: será que agora vai?

Está só escalando.

Estou em contato aqui com a equipe para conseguir ver melhor a experiência, em breve compartilho com vocês 👀 Jajá esse chatbot deles vai ficando mais parrudo também… é o xadrez do Open Finance! Matéria completa aqui.

É no Whatsapp? É com AI? É com metas? Ofertas? Plataformas? Existem diversas formas de conquistar a atenção do seu cliente, nesse jogo é ele quem sai ganhando.

Ainda bem!

Grande abraço

🤝Parceiro Let’s Open

Clique e saiba mais como visualizar as informações de seus clientes de forma fácil e entregar ofertas personalizadas.

🧠 O que você precisa saber

As principais notícias da semana, organizadas por assunto e com aqueles comentários que você só encontra na Let's Open.

🌎Brasil

  • [BFM, cartões] BB lança solução que concilia vendas por cartão de todas as maquininhas. Valor

  • [PFM, whatsapp] BB é primeiro banco a oferecer gerenciador financeiro pelo WhatsApp. AgenciaBrasil

  • [open insurance] Susep publica novas normas sobre o Open Insurance. Gov

  • [Open Energy] Open Energy e a abertura do mercado de eletricidade. FGV

🌎Mundo

  • [UK] Banks and watchdog exploring expanding open banking to savings accounts to boost competition. CityAM

  • [África do Sul] Open Banking in SA: a promising future for banks and fintechs. Tech in Africa

  • [Canadá] The launch of Open Banking in Canada

🎯 Cases

  • Guia de Pagamentos Pix via Open Finance. Belvo 

👉️ Destaque para as sessões de Conversão do Pix via Open Finance, Benefícios e Práticas Recomendadas para melhorar a conversão. 🎯 

  • Como pagar o aluguel ajudou uma família a conquistar a casa dos seus sonhos. Mastercard.

  • Como o Mercado Pago usa machine learning para democratizar o acesso ao crédito. Startse

🤝 Deals

  • [aquisição, PFM] Vanquis Banking Group acquires Snoop. FFNews

  • [encerramento] UK consumer lending start-up Koyo Loans closes down. Fintech Futures

🚀Lançamentos e Parcerias

  • [bureau, MENA] AFS partners with CRIF for Open Banking use cases. The Paypers

  • [payments] TrueLayer partners with CMC Markets. The Paypers

  • [bfm] Tide Helps More SMEs Simplify Accounting With ‘First-of-its-Kind’ Upgrade. Businesswire

🗣️Opiniões e Análises

  • [Helen Child, UK] School’s out! Open Banking gets an A* report but there’s more work to do next term. Finextra

  • [Walter Pereira] A construção do Open Finance e o papel dos diretórios. Walter Fintechs

🚀 Open Summit Awards 2023

Aquela paradinha pra ficar de olho.

Sua equipe merece ser reconhecida. Saiba desde já todos os detalhes de como funcionará o processo de avaliação dos melhores cases na mais importante cerimônia do Open Finance do Brasil.

Ano passado foi um sucesso e esse ano será ainda melhor, porque continuaremos construíndo em comunidade!

Live amanhã (terça feira, 08/08 às 19h).

Open Summit Awards 2022

🎙️Let’s Open Podcast

As vozes que constroem o Open Finance

Operação. Automatização. Inteligência.

Os três pilares para rentabilização em projetos com dados. Juan Ferrés, Fundador da Teros, explica em sua participação no Podcast da Let’s Open.

Obrigado por nos acompanhar, tenha uma ótima semana!

Como foi a edição de hoje?

De 1 a 5, sendo que 5 foi excelente e 1 era melhor ter ido testar uma feature em produção:

Login or Subscribe to participate in polls.

Vem aí a Let’s News. As melhores notícias do mundo tech fin. Igual a sua academia: quase todo dia e bem rapidinho 😆Seja a primeira pessoa a receber:

Let's NewsO melhor do que acontece no mundo Tech Fin, quase diariamente.

Join the conversation

or to participate.