• Let's Open
  • Posts
  • Jornada do Pix por Biometria (com vídeo)

Jornada do Pix por Biometria (com vídeo)

Tudo sobre a atualização da JSR

Boa tarde,

Impossível falarmos de outro assunto que não seja a evolução do Pix no Open Finance. Por isso, nessa edição, contei com o apoio dos especialistas do Iniciador para trazer:

  • Exemplos práticos das aplicações da JSR;

  • O que foi definido, o que está a definir e o que virá nesse mercado;

  • Jornada em vídeo do Pix por Biometria.

Let’s Open é a newsletter da economia Open com notícias e análises inteligentes, sem custo e direto no seu inbox!

PAYMENTS

✅ Pix 2.0: agora por Biometria

Modalidade de Pix que habilita pagamentos digitais instantâneos com autenticação por biometria do celular e pagamentos físicos por aproximação está prevista para iniciar em Novembro.

O Banco Central do Brasil publicou na sexta-feira, dia 02/08/2024, as Resoluções BCB Nºs 406 e 407 detalhando o funcionamento da “jornada sem redirecionamento” e as regras de participação. A nova modalidade de pagamentos com Pix traz a experiência de compras com cartões em carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay, para o pagamento instantâneo.

Viabilizada através da infraestrutura de integração bancária do Open Finance, o novo método de pagamento permite a inclusão do Pix em carteiras digitais e aplicativos, possibilitando ao consumidor autorizar suas contas para realizar pagamentos por Pix sem a necessidade de ler um QR Code, copiar códigos ou mesmo acessar o aplicativo bancário.

A autorização do pagamento é realizada pela biometria ou pela senha do celular, ou outro dispositivo.

🫰 Pix por Aproximação

A expectativa do Banco Central é que a tecnologia reduza barreiras para a utilização do Pix em pontos de venda (POS), permitindo que o pagamento seja iniciado através da tecnologia NFC presente nas maquininhas e confirmado no celular do consumidor, apenas com a utilização de sua biometria ou senha.

A experiência, que já se tornou comum para pagamentos com cartões, pode trazer benefícios adicionais ao consumidor, como o desconto oferecido por lojistas que preferem receber seus pagamentos por Pix.

Exemplo de Carteira Digital com Pix por Biometria,
habilitado para ser usado por Aproximação (NFC)

🖥️ Pix por Biometria: uma nova era nos pagamentos digitais

A regulação também privilegia a utilização do Pix em plataformas de e-commerce e aplicativos que demandam imediatismo da confirmação do pagamento, como nos segmentos de mobilidade e entregas.

Será possível manter a opção do Pix salva no checkout para ser utilizada instantaneamente, sem que o consumidor tenha que ativamente trocar de aplicativo e buscar a Área Pix para completar a transação, promovendo maior conversão e fluidez no processo do pagamento.

A novidade promete também aumentar a fidelidade do cliente, uma vez que já terá um vínculo de conta ativo naquele lojista ou prestador de serviço.

Caso de Uso em Checkout com conta autorizada para Pix por Biometria

💫 Experiência do pagamento torna o Pix ainda mais imediato

O pagamento com um sorriso se torna realidade - e é a cara do brasileiro.

Esse é o Pix 2.0 e será o principal método de pagamento dos brasileiros em alguns anos. Integrando-se a produtos financeiros, transformará o Pix num equivalente ao Cartão de Crédito. Isso só é possível pela integração interbancária criada pelo Open Finance

Gustavo Bresler, COO do Iniciador

Veja uma demonstração completa em vídeo criada pelo Iniciador do Pix por Biometria, com uma simulação de jornada de autorização e pagamento para uma plataforma digital. 

As imagens foram baseadas na integração do Piloto da Jornada Sem Redirecionamento, ao qual o Iniciador participou desde o princípio e já com a tecnologia implementada:

📆 Disponível a partir de Novembro

A funcionalidade está prevista em versão limitada para Novembro de 2024, com lançamento amplo em Fevereiro de 2025, permitindo a conexão de contas dos principais bancos e instituições, configuradas entre os conglomerados que movimentaram 99% dos pagamentos via Open Finance.

🎯 A partir de janeiro de 2026 passa a ser obrigatória para todas as demais instituições participantes obrigatórias no Pix.

A infraestrutura já foi definida pelo Open Finance e, na teoria, o Pix por Biometria já poderia estar disponível, porém até o momento sua implementação depende de contratos bilaterais com cada banco/instituição para viabilizar a integração. Sem grandes incentivos de negócio de permitir pagamentos instantâneos fora do seu canal, na prática, não houveram grandes movimentações das instituições. Nenhuma Detentora de Conta se voluntariou para participar do piloto.

Paralelamente, o Banco Central comunica que está trabalhando na evolução do regramento do Pix para padronizar os protocolos de pagamentos por aproximação, que pode estender-se às credenciadoras e fornecedoras de maquininhas e equipamentos de POS.

💹 O sucesso do Pix atinge novos patamares com o Open Finance

  • O método de pagamento mais popular: Em 2023 os brasileiros realizaram quase 42 bilhões de transações por Pix, o que representa um crescimento de 75%, em relação ao ano anterior.

  • O Pix bate recordes de pagamentos:

    • 5.3 Bilhões de Transações Pix por Mês 1

    • 34% das transações são P2M (Peer-to-Merchant) 1

    • 30% dos Pagamentos Digitais são realizados por Pix (49% YoY)2

    • Estimativa de 50% dos Pagamentos Digitais serem realizados por Pix até 2027 (27% CAGR)2

    • 18% dos Pagamentos Offline são realizados por Pix2

    • Estimativa de 41% dos Pagamentos Offline serem realizados por Pix até 2027 (30% CAGR)2

  • Previsão de crescimento do Pix para 2027 por Iniciador:

    • 16 Bilhões de Transações Pix por Mês (192 Bilhões no ano)

    • 30%+ das Transações Pix serão realizadas via ITPs / Open Finance

🤝 Iniciador, líder em infra de pagamentos por Open Finance

  • O Iniciador conecta Plataformas ao Open Finance, habilitando inovação em Pagamentos e produtos financeiros sem barreiras técnicas ou regulatórias, através de infraestrutura as-a-Service.

  • +15% de todos os pagamentos iniciados via Open Finance em 2023 foram realizados pela Plataforma do Iniciador.

  • Participamos ativamente da construção do Open Finance. Nosso CTO, Guilherme Decampo, é o gerente de produtos do grupo regulatório que define os padrões tecnológicos da Jornada Sem Redirecionamento. Fomos os primeiros a participar do piloto da modalidade, com infraestrutura pronta desde Novembro/2023.

  • Nosso portfolio de clientes conta com instituições e plataformas. Alguns deles são: Zoop, Mercado Bitcoin, Accesstage, Valemobi, Omie, Pay4Fun e Noh.

O que você precisa saber do Brasil ⭐️ 

  • Delend vai usar IA para potencializar dados do Open Finance. Tele.Síntese

  • 'Click Pix' promete incluir quem compra online, mas não tem cartão. Finsiders Brasil.

  • Bradesco (BBDC4) oferece novo serviço de pagamentos para clientes PJ. Estadão

  • Testes de Pix por aproximação começam em novembro, diz Banco Central. Metrópoles

  • ‘Open energy’ pode incentivar concorrência no mercado de energia, diz Abraceel. Epbr

  • Cumbuca vai lançar 'Pix inteligente' até o fim do próximo mês. Finsiders Brasil

  • Mercado Pago estende 'transferências inteligentes' a todos os seus usuários. Finsiders Brasil

  • BC divulga regras que viabilizam pagamentos com Pix por aproximação. Finsiders Brasil

ANTES DE VOCÊ IR...

3 FORMAS COMO PODEMOS TE AJUDAR

Impulsionamos o mercado financeiro com conteúdo, conhecimento e comunidade. Diga olá para conversas profundas e contato com quem entende do assunto.

1)🫶 Anuncie sua marca em newsletters e podcasts especializados na indústria financeira - Let’s Ads

2) 🧠 Use nosso conhecimento para soluções de marketing de conteúdo, escrito e audiovisual - Let’s Content

3)🎙️ Use uma estrutura de ponta para gravar podcasts, cursos e outros conteúdos - Let’s Studio

 

Vamos trabalhar juntos? Entre em contato

Reply

or to participate.