- Let's Open
- Posts
- 🔮 Open Review - o futuro do Open Finance
🔮 Open Review - o futuro do Open Finance
E as 64 horas do Open Finance
Com um sorriso de satisfação desde a última quinta-feira, escrevo essa edição cheio de orgulho! Agradecimento especial ao time Let’s Media, vocês são f***!
Na Let’s Open de hoje:
As 64 horas do Open Finance;
Open Review - o futuro do Open Finance;
🎬️ Open Finance - A Revolução Financeira;
Open Capital Market cada vez mais real;
BC prioriza portabilidade de crédito no Open Finance;
Pix por aproximação: Apple e Samsung em negociações com o BC
Let’s Open é a newsletter da economia Open com notícias e análises inteligentes, sem custo e direto no seu inbox!
EVENTO LET`S MEDIA
💻️ As 64 horas do Open Finance
Pré-estreia do Open Review 2024
Uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo é de resistência: As 24 Horas de Le Mans.
Conhecidas universalmente, as 24 horas misturam adrenalina, suor, trabalho em equipe e histórias incríveis. E, hoje, eu posso dizer que vivemos algo parecido.
Foram 64 horas. Ininterruptas.
64 horas que nunca foram planejadas para existir, uma verdadeira insanidade. Mas em certos momentos nós simplesmente não conseguimos parar.
64 horas foram necessárias para coroar uma etapa de um trabalho onde nos permitimos sonhar, arriscar e construir algo que nos enche de orgulho.
Essas foram as horas que antecederam a pré-estreia do Open Review.
🔮 Open Review - o futuro do Open Finance
Bem-vindos ao futuro do Open Finance.
Desde o Mega Report 2022, nós queríamos mudar nosso patamar de contribuição dentro do ecossistema brasileiro. E a partir deste ano, nasce o Open Review. Esta é nossa proposta para o mercado, para construirmos juntos novas formas de evoluir o sistema financeiro, baseada em 3 pilares:
Rever pessoas: Fomentar o networking e a colaboração entre as pessoas. Para nós, o contato humano é pré-requisito.
Revisar o passado: E aprender com ele. Quais são as boas práticas? O que tem dado certo? Como contornar os desafios e criar trocas de conhecimento verdadeiras e profundas entre potenciais concorrentes?
Reimaginar o futuro: Desafiar as premissas que nós mesmos acreditamos. E se? Por que não? O mundo gira rápido, olhar para fora é fundamental para qualquer indivíduo, time, organização ou nação.
Com essas premissas, vamos avançar nas seguintes frentes:
Evento Open Review: Anual e voltado ao conhecimento e troca. Menos é mais. É para sair de cabeça e mãos cheias. Sair do tradicional e criar momentos relevantes para os profissionais da indústria.
Report Open Review: Também anual, voltado a identificar a infraestrutura disponível, as possibilidades e aprendizados de quem tem buscado gerar valor com essas peças.
Conteúdo: E já começamos com chave de ouro, com um documentário sobre a história do Open Finance no Brasil - e isso eu te conto logo abaixo.
E que felicidade em ter parceiros que acreditaram nessa visão e nos apoiaram desde o powerpoint: Opus Software, klavi, Sicredi, Ozone API, Lina, Init, Celero, Iniciador e ABFintechs.
DOCUMENTÁRIO
🎬️ Open Finance - A Revolução Financeira
Intro do documentário Open Finance: A Revolução Financeira
E falando em começar com chave de ouro, deixa eu te contar sobre o nosso documentário do Open Finance no Brasil!
O que era para ser um podcast roteirizado se transformou em algo muito maior. Ousamos. E pelo visto, acertamos em cheio. Na pré-estreia do trailer, ouvimos coisas como "produção nível Netflix" e "quero terminar de assistir logo!".
Foram 64 horas diretas de pós-produção só para o trailer. Imagina o documentário completo 🫢 Mais de 30 horas de gravações, 20+ entrevistas e incontáveis horas de pesquisa e edição.
Fomos a Brasília conversar com o Banco Central. Batemos um papo com gigantes como Sicredi, BV, Safra e Mercado Pago. Ouvimos fintechs e empresas de tecnologia como Lina, Klavi e Ozone API. Não faltaram vozes da ABFintechs, de advogados e consultores.
O lançamento está previsto para novembro, mas ainda dá tempo de participar! Temos algumas cotas disponíveis para quem quiser fazer parte dessa história.
Esse documentário é a nossa forma de entregar algo à altura do que nossa comunidade merece. Prepare-se!
EVENTO
Pré-estréia do Open Review 2024
As mulheres do Open Finance marcando presença no Open Review 2024
E na última quinta-feira fizemos nosso MVP.
Sem divulgação, convidamos no boca a boca a comunidade. O resultado? Um índice de presença de mais de 98%, com +100 pessoas. Este é apenas o primeiro passo, temos muito a construir com todos vocês.
Ah, e para quem estava ansioso, as fotos do evento saem essa semana. Fiquem tranquilos 😀 📸
REPORT
Open Review Report
Time da Lina Infratech prestigiando o Open Review 2024
O nosso report está prestes a chegar. Totalmente novo, com foco em insights e aprendizados do ecossistema.
A divulgação oficial acontece na última semana de setembro. Mas o mês inteiro será temático:
A partir da próxima segunda-feira, entregaremos pedaços de conteúdo.
Teremos uma lista de acesso antecipado.
Webinars para discutir os principais insights.
E isso é apenas o começo.
Quer ficar por dentro? A partir de segunda abriremos a lista de acesso antecipado, entre e seja um dos primeiros a receber o report completo.
O Open Finance está evoluindo. E nós estamos aqui para documentar e impulsionar essa evolução.
PIX DOS INVESTIMENTOS
Open Capital Market cada vez mais real
CDB pra lá, CDB pra cá
O open finance no Brasil está evoluindo para incluir o conceito de open capital market. Enquanto o open finance integra serviços financeiros através de APIs, o open capital market aplica princípios semelhantes ao mercado de capitais.
Esta integração pode resultar em mais opções de investimento, maior liquidez e processos mais eficientes para emissões de ações e títulos. Para instituições financeiras e empresas, isso representa novos desafios e oportunidades de inovação no mercado.
"Pix dos investimentos será simples e sem burocracia. […] No passado, o investidor que queria transferir a custódia de uma corretora para outra tinha que solicitar na corretora de origem, o que criava entraves burocráticos e um esforço da empresa para que a mudança não ocorresse. Agora, a nova dinâmica tem regras de conduta e de transparência e o principal, que é a solicitação, na casa de destino. Com isso, o procedimento deve empoderar os investidores, principalmente os de varejo”
LINKS
O que você precisa saber do Brasil ⭐️
Inovação. Pix por aproximação promete trazer mais eficiência e rapidez para os pagamentos, melhorando a experiência do usuário.
Negociações. Apple e Samsung negociam com o Banco Central para oferecer Pix por aproximação sem regulação, enquanto Google já se credenciou como iniciador de pagamento.
Personalização. Visa utiliza Open Finance para criar soluções personalizadas para pequenas e médias empresas.
Análise. Open Finance e Open Capital Market: entenda as diferenças e suas implicações para o futuro do mercado financeiro brasileiro.
Resultados. Três anos após seu lançamento, o Open Finance no Brasil mostra resultados concretos, apesar dos desafios enfrentados.
Inovação. Transferências inteligentes do Open Finance começam a chegar aos usuários, permitindo movimentações automáticas entre contas.
Simplificação. Presidente da CVM afirma que a portabilidade de investimentos será simples e desburocratizada, semelhante à portabilidade de operadoras telefônicas.
CRÉDITO
BC prioriza portabilidade de crédito no Open Finance
Dívida pra lá, dívida pra cá
Otávio Damaso, diretor do Banco Central, anunciou que a portabilidade de crédito é a prioridade atual para o Open Finance. O objetivo é facilitar a transferência de empréstimos e financiamentos entre instituições financeiras.
Com mais informações disponíveis através do Open Finance, as instituições poderão oferecer condições mais competitivas. O BC está trabalhando para simplificar esse processo, o que pode impactar significativamente o setor de crédito brasileiro.
“Ao longo de 2025 nós devemos avançar, e elas [as soluções de portabilidade] vão começar de forma gradual, por produto. O primeiro que vamos atacar é a operação de crédito sem consignação. Depois, vamos avançar no crédito com consignação. Por último, vamos avançar no que é a principal operação, o imobiliário", diz Damaso.
PIX POR APROXIMAÇÃO
Pix por aproximação: Apple e Samsung em negociações com o BC
Aceita pix por aproximação?
Apple e Samsung estão em negociações com o Banco Central para oferecer Pix por aproximação em suas carteiras digitais, Apple Pay e Samsung Pay, sem serem reguladas pelo BC. Enquanto isso, o Google já se credenciou como ITP.
O BC insiste no cadastro das carteiras digitais no Open Finance para garantir a segurança das transações. Apple e Samsung argumentam que essa integração não é necessária, pois as instituições financeiras continuariam responsáveis pelas transações.
-
O Iniciador facilita a implementação de Open Finance de Dados e Pagamentos para ITPs, Detentoras de Conta e Fintechs.
ANTES DE VOCÊ IR...
3 FORMAS COMO PODEMOS TE AJUDAR
Impulsionamos o mercado financeiro com conteúdo, conhecimento e comunidade. Diga olá para conversas profundas e contato com quem entende do assunto.
1)🫶 Anuncie sua marca em newsletters e podcasts especializados na indústria financeira - Let’s Ads
2) 🧠 Use nosso conhecimento para soluções de marketing de conteúdo, escrito e audiovisual - Let’s Content
3)🎙️ Use uma estrutura de ponta para gravar podcasts, cursos e outros conteúdos - Let’s Studio
Vamos trabalhar juntos? Entre em contato
Reply