Cartas do Gabriel - Edição Nº6

Cartas do Gabriel - Edição Nº6

Por Gabriel Pereira • Edição Nº6 • Ver na web

16 de agosto, segunda.

  • Primeiras impressões do Soft Opening;

  • As teorias da conspiração no twitter;

  • Open Banking, Finance, Insurance, Health, Fitness, Education…

Tempo de leitura: 3m52

Soft bem soft

E no dia 13/08 o Open Banking nasceu!

Na última sexta já deu pra notar algumas experiências por aí. É print de jornada pra lá, print pra cá… Mas a grande parte dos testes ficaram concentrados no batalhão de funcionários das instituições que estão fazendo parte do mundo open.

É verdade que alguns erros sistêmicos impediram a lisura do compartilhamento de dados, mas já era esperado né? Correções já estão em andamento e certamente diversos times estão trabalhando neste exato momento em que eu escrevo essa newsletter.

Começou, mas não foi pra todo mundo.

Muita gente não entendeu que era para um público reduzido e ficou incomodado ao entrar em aplicativos das suas instituições e não encontrar nada sobre Open Banking.

Entrar no seu aplicativo e não encontrar nada não garante que sua instituição não está no Open Banking, as vezes é você que está fora do grupo de teste.

Atenção: estamos no Soft Opening no Open Banking!

Entrar nos aplicativos das instituições financeiras e não encontrar rotas do Open Banking não necessariamente…

Meu chará aqui no twitter está certo. O Nubank de fato ainda não é participante do ecossistema, mas em breve ele poderá migrar seus dados de lá para o BB. Fique tranquilo!

O @nubank não terá open banking? No aplicativo não tem nada, fui no aplicativo do @BancodoBrasil para trazer os dados e não apareceu o Nubank, que fase heeim

@nubank cadê o Open Banking? Quero levar minhas informações para o @BancodoBrasil!

E vai se formando um clima terrível no twitter!

As teorias da conspiração já tem dominado a rede do passarinho azul:

Luciano ficou desconfiado, eu te entendo. Mas fique tranquilo que é para seu bem. No final do dia, você pode escolher não compartilhar com ninguém e seguirá sua vida normalmente :)

O Open Banking é a nova modalidade de quebra de sigilo bancário, hoje eles anunciam como algo positivo, amanhã irão usar para restringir ainda mais a sua vida financeira!

Já este outro amigo me pareceu mais ciente das oportunidades com Open Banking, planejando utilizá-lo para aumentar seu limite de crédito em outras instituições.

@Tiagogreis Santander, nunca me deixou na mão e internet muito bom. Queria o C6 mas fiquei na dúvida por conta dos limites, com o open banking vou ver se melhora...

Agora este caso me pegou de surpresa. Sinceramente não consigo ver nenhum cenário onde isso pode ter acontecido de fato por alguém do time do Santander. Me parece que ou essa pessoa sofreu um golpe ou essa história está estranha demais:

Fiz o Open Banking hoje porque o banco me forçou. Olha aí que beleza 😍. Tentando comprar com meu cartão https://t.co/AIioDaSoRG

Apesar do twitter está repleto de teorias da conspiração, o contato que tive com clientes na sexta feira foi super positivo. Alguns deles pontuaram o interesse de trazer alguns dados que nem estão previstos nessa fase, apenas na 4. Evidenciando a oportunidade de facilitar o dia a dia dessas pessoas.

Vale a leitura:

  • Melhorias nos pagamentos via Open Banking são cruciais para a adoção em massa. Entenda um pouco mais do papel do “Variable Recurring Payments”, que também pode ser traduzido de forma livre para “Débito Automático 2.0”. Link aqui.

  • Enquanto isso na Austrália chamaram de “Consumer Data Right” (CDR) e só aumentam o escopo, não precisam ficar mudando o nome toda hora de banking pra finance, insurance, health…

Gostou? Encaminha para aquele amigo ou amiga que também poderá gostar :)

Deixe seu feedback, ele me ajudará a construir uma newsletter ainda melhor.

Um ótimo dia!

Curtiu essa edição?

Tudo o que importa sobre Open Banking diretamente no seu e-mail.

Chega de gastar tempo olhando 1.000 sites diferentes. Toda semana lhe trarei os fatos mais relevantes da indústria, com bastante profundidade e uma pitada de bom humor.

Faça como mais de 2.000 profissionais, assine a Open Box.

Para cancelar sua inscrição, clique aqui.

Se você recebeu essa newsletter de alguém e curtiu, você pode assinar aqui.

Curadoria cuidadosa de Gabriel Pereira via Revue.

Join the conversation

or to participate.