🔮24 meses para o sucesso.

Uma pílula para os amantes de tecnologia, se liguem nos últimos anúncios:

Na edição de hoje:

  • Trago o Open em 2 anos: É o que promete o relatório da JROC para o Reino Unido.

  • Crédito PJ: Startup baseada em open levanta seed round significativo (mercado voltando?)

  • Open Health + Blockchain: MedSênior com piloto inspirado no Open Finance

🤝 SHARING IS CARING

Compartilhe a Let's Open no Whatsapp!

Ajude nossa comunidade a crescer🤩 É só clicar no banner abaixo ❣️

🎯 HISTÓRIA DA SEMANA

🔮24 meses para o sucesso

As primeiras ações do Open Banking Inglês são datadas de 2016, quando o CMA (Competition and Markets Authority) concluiu uma pesquisa sobre o mercado de bancos de varejo e introduziu em 2017 o "CMA Order" e as regulações "Payment Service Regulations" (PSR) que se desdobraram nas diretivas (PSD2 etc).

Ao pensar neste ecossistema o nome OBIE sempre vem à tona. A Open Banking Implementation Entity foi criada também pelo CMA, em 2016, para implementar o Open Banking e é financiada pelos 9 maiores bancos de UK.

Neste período, entre consultas públicas, implementações e mudanças, o ecossistema inglês atingiu expressivos números:

  • 7 milhões de usuários (com 750k de PMEs)

  • +68 milhões de pagamentos em 2022

  • Mais de 1 bilhão de chamadas bem sucedidas por mês desde Maio/22

While significant progress has been made, there is more to be done to deliver the full benefits of open banking within retail banking markets, and beyond.

Trecho do documento "Recommendations for the next phase of open banking in the UK" - JROC, 17/04/2023.

👉 Transição de governança

Agora o momento é de mudança. Em busca de uma estrutura definitiva para o Open Banking, no ano de 2022 foi criado o Comitê (JROC - Joint Regulatory Oversight Comittee ) formado por diversos órgãos públicos, incluindo reguladores: HM Treasury, CMA, Financial Conduct Authority (FCA) e Payments Systems Regulator (PSR).

Na última semana o JROC publicou um documento extenso sobre os próximos 2 anos do Open Banking em UK, incluindo o momento de transição da estrutura atual para a nova organização. Além de governança, o documento abordou pontos técnicos chave para o sucesso do sistema financeiro aberto inglês.

🚀 2 anos cruciais para o Reino Unido

O documento elaborado pelo JROC expõe as visões e recomendações do comitê, e as ações em conjunto que são necessárias para garantir uma transição bem sucedida para a nova fase do Open Banking inglês.

Visão do comitê:

For open banking to successfully move to a new phase - one offering more products and services - the ecosystem needs to scale and become more economically sustainable, while remaining reliable, resilient and efficient.

Para entregar essa visão durante os próximos anos, foram planejadas 29 ações que constam no documento. Segundo o comitê, elas serão a base para sustentar essa visão e serão totalmente entregues assim quando o governo definir a visão de longo prazo do framework regulatório do open banking.

O sucesso dessa nova etapa será medido através:

  • Do aumento da inovação;

  • Da queda de preços ou custos;

  • E da melhoria na qualidade de serviços através de uma pressão competitiva em todo o setor;

  • Do engajamento dos stakeholders para entregar estas ações do report, incluindo o desenvolvimento, teste e piloto de um modelo comercial para o open banking e o estabelecimento da nova entidade do open banking (future entity).

🎯Ações determinantes

Um dos objetivos de curto prazo de garantir a sustentabilidade econômica da futura entidade (já ouvi relatos sobre os possíveis conflitos de interesse da entidade que é financiada pelos bancos ser a mesma que precisaria cobrá-los por inconformidades...).

No Innovate Finance Global Summit, na última semana, em um painel com a Helen Child (Open Banking Excellence) e a Marion King (OBIE) esse report foi discutido e a questão financeira também foi pauta:

“One of the pressing things is: what is a commercial model? What is an economic model that underpins the open banking we have today to go forward to open finance, that utilises smart data to create new business models and create benefits across communities?” Marion King

“We have to find a way to get sustainable funding. We can’t every year go through another budget waiting to get approved.” She continued: “This cannot be a free service for all because this is investment” Marion King

A visão sobre o documento foram bem positivas. "Minhas primeiras impressões foram ótimas", disse King, que ainda completou "Nós temos agora a direção, ambição, timing e sem muita prescrição".

5 prioridades para os próximos 2 anos

Nota-se que alguns temas são discussões recorrentes aqui no Brasil. Como as padronizações e melhorias em mensagens de erro, foco em melhorar a disponibilidade e performance de APIs. De certa forma reforça nossa direção correta para aprimorar nosso ecossistema.

Grandes apostas também estão na proteção ao consumidor com a melhoria dos processos de resolução de dispsutas. Além também de avançarem em serviços adicionais usando o VRP como piloto.

Esta etapa do VRP me parece um grande teste para as melhorias de fluxos de consentimento e atuorização, e no futuro poderá ser considerada como ponto chave para uma nova geração de soluções no ecossistema.

Outra discussão que apareceu no documento e que já vi nos fóruns estrangeiros são as APIs premium. Que possuam uma qualidade/performance (quem sabe até escopo?) superior e que possam ser remuneradas. Uma das próprias formas de financiar a entidade do Open seria a cobrança de fees em alguns consumos dessas APIs, possibilidade também discutida no report.

🎩 Modelo de atuação

Acima uma imagem que exemplifica como seria o papel dessa nova entidade que suportará o Open Banking em UK, em sua estrutura definitiva.

Mais informações você encontra diretamente no report aqui.

🔥 HOT NEWS

Será que o funding foi feito via Pay-by-bank? A startup Australiana de pagamentos Open recebeu 4.7 milhões de investimento.

7 milhões de libras para Open Finance PJ. A Triver dá crédito para SMEs usando dados de open banking e inteligência artificial e levantou essa rodada seed na última semana.

Máquina de iniciar pagamentos. 13 bilhões de libras transacionadas pela EcoSpend. Será que já está na hora de colocarmos algum processo público usando Open Finance?

MedSênior está falando de Open Health via rede Blockchain. É sopa de letrinhas? Vai rolar? Foi desenvolvida uma rede privada de blockchain, com mais de 1.4 milhão de reais investidos e o projeto piloto já está em andamento. Quem conhecer a galera lá pode conectar com a Let's Open que queremos conhecer!

Santander ON no mundo PJ. BFM agora conta com o Open Finance.

Quem também ficou ON foi a Celcoin. Com o podcast Roots vai trazer conteúdos sobre tecnologia e começou com Open Finance!

🤝 PARCEIRO LET'S OPEN

Precisando de educação financeira de verdade? PFM white label? Conheça a InvestPlay!

💡 INSIGHT

Ainda no material do JROC, uma análise de 2019 resumiu assim os benefícios e potenciais do Open Banking.

Fonte: Consumer Priorities for Open Banking (report written by Faith Reynolds, Mark Chidle, with Dominic Lindley, Andrea Finney and Daniel Jenkinson; published in June 2019)

🔗 LINKS

🌎 Brasil

  • Santander (SANB11) aposta no open finance. e-Investidor

  • Open finance promete melhores produtos aos clientes, mas ruídos na troca de informações atrasa a oferta. Valor Investe

🌎 Mundo

  • As HMRC open banking payments hit £13bn, EcoSpend appoints Lord Chris Holmes as adviser. AltFi

  • IFGS 2023: OBIE responds to JRco Open Banking roadmap. Finextra

  • Almost one in four Brits are financially vulnerable and seek more tailored support. FF News

  • Have your say on v3.1.11 of the Open Banking Standard. Open Banking

  • Open Banking Canada delays roll out. Q107

  • New report labels UK credit card market as broken, with inefficient access to data. The Fintech Times

🤝 Deals

  • Triver raises $7 million to provide SMEs with instant capital. Finextra

  • Australian 'pay by bank' startup Waave raises $4.7 million. Finextra

🤝 Parcerias e Lançamentos

  • Empresa do Espírito Santo é um dos principais players do país na busca de soluções para incentivar o bem envelhecer. Folha Vitória

  • Finbots' AI credit modelling platform to power Argenics SME lending. FinTech Futures

  • Intellect launches new open finance-based core banking platform eMach AI. FinTech Futures

  • Montonio partners with Episode Six to transform merchant acquiring. Electronic Payments International

🤔 Opinião e Análises

  • BC deve avançar na padronização dos dados do open finance, diz CEO da Klavi. Mobile Time

  • Building companies in the open banking era - Tekedia Live. Tekedia

  • Sparkle COO says open banking builds trust by putting consumers in control of their data. PYMNTS

  • Open banking in US could lead to increased deposit outflows - OCC's Hsu. MarketScreener

  • Choosing the Open banking strategy that fits a bank's needs is now easier. Finextra

  • OCC's Hsu: Open banking has promises and perils. Banking Journal

  • An Insider On Open Banking's Power To Deliver Faster Payments. PYMNTS

  • Open banking: legal implications for financial institutions. Legal Reader

🎙️ LET'S OPEN PODCAST

Os ITPs poderão coletar dados? 

Já existem alguns casos acontecendo! Esse foi um dos insights dessa super conversa com o Felipe Perlino, Diretor de Produtos da Klavi.

Obrigado por acompanhar mais essa edição ✌️

🤝 SHARING IS CARING

Compartilhe a Let's Open no Whatsapp!

Ajude nossa comunidade a crescer🤩 É só clicar no banner abaixo ❣️

Join the conversation

or to participate.